09
OUT

Pelourinho Dia e Noite promove eventos gratuitos

Pelourinho Dia e Noite promove eventos gratuitos diariamente no Centro Histórico

Reportagem publicada originalmente em 05/10/17 no site http://www.correio24horas.com.br - Texto de  Marília Moreira.

 Projeto foi lançado pelo prefeito ACM Neto e vai ocupar vários espaços de domingo a domingo 
Há quem diga que Quincas Berro D'Água morreu. Não só uma, mas duas - talvez três - vezes! Mas quem passou hoje à noite pelo Terreiro de Jesus jura de pé junto que viu o boêmio  vivo, muito bem acompanhado de seus amigos de farra e fazendo o maior barulho pelo Pelourinho. E mais: jura também que ele vai continuar subindo e descendo as ruas do Pelô todas as sextas-feiras.

Isso porque Quincas é um dos personagens do musical de rua itinerante Circuito Jorge Amado, um dos destaques da nova edição do projeto Pelourinho Dia e Noite, lançado hoje pelo prefeito ACM Neto, e que vai ocupar vários espaços do Centro Histórico de domingo a domingo.

O burburinho chamou atenção de um grupo de amigas de Porto Alegre, que visitaram o Pelourinho pela primeira vez. "Achamos incrível a energia do lugar e antes de chegarmos ficamos pensando que talvez estivesse parado, por não ser verão ainda. Viemos no dia certo", disse Marcia Santana, um das integrantes do grupo.

Mas até quem mora no Centro Histórico se surpreendeu com o batuque e o vozerio que tomou conta do Terreiro de Jesus. Com o filho Arthur, de 3 anos, no colo, a dona de casa Maria Joselice Nascimento parou para ver a banda passar depois de buscar a criança na escola, que fica a poucos metros dali. "Ele não quer ir embora e se eu botar no chão vai correndo lá batucar", contou.

 “Preparamos uma agenda mais diversificada, para todas as idades, e que aproveita o que há de mais importante, que é o nosso patrimônio histórico”, afirmou ACM Neto, ao ressaltar que a programação é “voltada tanto para baianos quanto para turistas e acontece dia e noite, no final de semana e também durante a semana”.

Gratuita, a programação, segundo o prefeito, foi pensada em um diálogo com os comerciantes, artistas e pessoas que vivem no Centro Histórico, para aumentar o movimento da região. Coordenado pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico e parte do programa Salvador 360, o Pelourinho Dia e Noite é composto por  atividades culturais musicais, de teatro, dança, artesanato, fotografia e gastronomia. 

 O Circuito Jorge Amado, no qual o Velório de Quincas Berro D'Água é encenado, acontecerá sempre às sextas-feiras. O musical itinerante começa às 19h, no Largo de Pelourinho, e só termina na Cantina da Lua, com a apresentação do Cabaré da Zazá, às 21h.

 Reduto de muitas igrejas da capital, o Centro Histórico terá sua vocação para o turismo religioso reforçada com a realização da Feira de Artes do Sagrado e com o programa de residência de orquestras populares em igrejas. O Popelô- Polo de Orquestras do Pelô será dividido em três eixos: Ensaios de Portas Abertas, Missa Orquestrada e Concertos. Cinco igrejas recebem a programação e apresentações das orquestras de Câmera de Salvador, Afrosinfônica, Sanbone e São Salvador.

Os batuques que propagam o nome do Pelourinho em todo o mundo também não ficam de fora. Quatro grupos percussivos se revezam de quarta a sábado pelas ruas do bairro, a partir das 17h30. Já a gastronomia tem lugar garantido em dois eventos: o Domingo Gastronômico, que envolve 16 restaurantes do Pelourinho, e o Sabor & Arte do Carmo ao Santo Antônio, que acontece aos sábados.

Confira a programação completa no site: http://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/


09 de Outubro de 2017