10/02

5 lugares de SALVADOR que fogem do roteiro tradicional para se conhecer no Carnaval

Se você já conhece o Carnaval em Salvador, provavelmente já sabe o quanto não dá para explicar a energia que emana da cidade no período. Mas, como a maior festa de Carnaval de 2021 foi adiada, só resta curtir os dias de folga de um jeito diferente e aproveitar um pouco do que o verão de Salvador tem a oferecer. 

Para além do Carnaval e das praias, Salvador dá para você um roteiro de turismo diversificado e cheio de vivências diferentes. Acredite, a cidade tem muito mais do que o circuito tradicional de turismo apresenta, e para além das praias famosas, como a do Farol da Barra, você também pode ter acesso a outros cenários incríveis e pontos históricos. 

Quer descobrir 5 lugares de Salvador que fogem do roteiro tradicional de turismo e curtir o verão mais encantador do Brasil? Acompanhe este artigo e confira nossas dicas. 

1. Largo de Roma e o Memorial Irmã Dulce 

Vamos começar essa lista alimentando a alma, pois você precisa visitar o Memorial de Irmã Dulce, a santa brasileira, no Largo de Roma. Dulce foi conhecida por viver uma vida de santidade dedicando-a aos pobres, menos favorecidos e aos doentes, e atualmente no Largo de Roma você encontra tudo sobre a sua vida e obras. 

Bem pertinho do Santuário é possível ver a “Praça do Anjo bom da Bahia”, como Dulce é carinhosamente chamada por aqui.

O MID, ou “Memorial Irmã Dulce”, fica na Cidade Baixa e possui fácil acesso através de ônibus e aplicativos de transporte, como o Uber. O Memorial funciona de terça a domingo das 10h às 17h.

2. Ponta de Humaitá e o pôr do sol mais lindo de Salvador

Temos certeza que você já ouviu falar do pôr do sol do Porto e do Farol da Barra, mas é possível que você não conheça o da Ponta de Humaitá. Considerado uma das vistas mais deslumbrantes de Salvador, o local se destaca pelo sossego da região, que não é tão conhecida quanto os outros pontos turísticos da cidade.

Por sua formação geográfica a exposição do fenômeno natural ganha ainda mais destaque, com um ar romântico. O local está aberto para o público o dia inteiro e fica na Ribeira, orla da Cidade Baixa de Salvador.

3. Forte Mont Serrat

E já que você está passeando e conhecendo a Cidade Baixa, indicamos que você também visite o Forte Mont Serrat, trata-se de um forte que nos protegeu em 1583 de invasões estrangeiras e é uma amostra da história não só de Salvador, mas do Brasil. 

O Forte é um roteiro da cidade que vale muito a pena conhecer. Funciona sempre nos dias úteis, das 09h às 16:30h.

4. Praia do MAM Museu de Arte Moderna (MAM)

Como o Museu de Arte Moderna está fechado, por conta da pandemia, indicamos a Praia do MAM, na Gamboa. Ainda pouco frequentada por soteropolitanos, a praia possui contornos únicos e, diferente de quase todas as outras, possui uma pequena faixa de areia e mar tranquilo. Cercado por uma comunidade litorânea, habitada por pescadores, o local tem uma composição arquitetônica singular. Para chegar à praia do MAM é preciso passar pelo Museu que abre em horário comercial. 

5. Ceasinha do Rio Vermelho

A Ceasinha do Rio Vermelho é um mercado tradicional de frutas e verduras que foi repaginado e hoje funciona com uma linda estrutura similar a de um shopping. É possível encontrar frutas e verduras, nacionais e importadas a preços populares, e também pequenas lanchonetes e bares onde é muito agradável para um passeio em família ou com os amigos.

Está sempre aberta em horário comercial e funciona das 7h às 17h no bairro do Rio Vermelho.

E então, está pronto para curtir o feriado de carnaval em Salvador e curtir o verão da cidade em grande estilo? Aproveite os pacotes especiais de Carnaval do Grande Hotel da Barra, e aproveite o seu feriado no melhor verão do Brasil.