17/11

6 Lugares para curtir um lindo pôr do sol

Além de ser conhecida pela história e pela cultura local, Salvador também é famosa por ser repleta de belezas naturais. E um dos principais responsáveis por esse paraíso é a Baía de Todos os Santos, que cerca a capital baiana e proporciona uma das imagens mais lindas que um visitante pode ter aqui: o pôr do sol.

 Ver o sol ir embora em um fim de tarde, sumindo no mar, com certeza, deve estar na lista de programas para se fazer em Salvador. A mistura das cores do céu com o mar e o sol são dignos de uma obra de arte. Sem dúvidas, esse momento faz jus a palavra contemplação, porque não há como ver e não se encantar com a paisagem.

 E por ser um ponto muito forte daqui, dá para ter essa vista de diversos lugares na capital baiana. Mas para não te deixar confuso, decidimos trazer uma lista com 6 locais para você curtir um pôr do sol incrível com seus amigos, sua família ou até mesmo sozinho. Confira!

 

Forte de Santa Maria

O Forte Santa Maria está localizado na Praia do Porto da Barra, então nem precisamos dizer que o lugar é perfeito, né? Dá para curtir a praia com aquele mar claro, água morna e no final da tarde ainda juntar a galera e aproveitar para ver o sol se pôr ali mesmo da Baía da Todos os Santos. 

Vale ressaltar que a vista é perfeita. Para quem quiser também, na avenida da orla tem restaurantes, bares e lojas para fechar o dia com chave de ouro. Outro programa legal para fazer no mesmo lugar antes do pôr do sol é a visita ao espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Ele funciona de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h.

 

Farol da Barra

Como se fosse um cartão postal ao vivo, o pôr do sol do Farol da Barra é de tirar o fôlego! Além de ser um dos pontos mais tradicionais, é o cenário perfeito para quem quer desestressar e curtir uma paisagem incrível. Mesmo depois de um dia cheio, de trânsito e de desafios no dia, olhar para aquela vista e ver o sol se despedir no gramado atrás do farol faz a gente esquecer os problemas. 

Imagine sentar na grama com os amigos e assistir ao pôr do sol, curtindo um violão? Se tem uma vibe melhor que essa, ainda não conhecemos! Para tornar o passeio ainda melhor é possível aproveitar e dar uma volta pelo calçadão da Barra para tomar uma água de coco ou provar os quitutes baianos. Só de falar, já deu uma vontade de correr para Salvador, né?

 

Museu de Arte Moderna (MAM)

Se tem um lugar com um pôr do sol inesquecível é no Museu de Arte Moderna, MAM. Localizado entre duas praias: a praia “das pedrinhas”, descendo a Comunidade do Solar do Unhão, e a prainha do MAM (dentro do Parque das Esculturas do museu), o lugar mistura a bela vista com música. Melhor impossível, né?

Além de poder assistir o sol se despedir, é possível sentir a cultura local ao som das ondas do mar batendo na mureta. No sábado, as sessões de Jazz tornam o momento ainda mais especial. Com certeza é um dos programas mais concorridos para vivenciar o fim de tarde em Salvador. 

 

Elevador Lacerda

Por falar em cartão postal, outro que segue a mesma linha pelas belezas e por ser muito famoso é o Elevador Lacerda. É inegável que ele tem uma vista para ninguém botar defeito! Lá de cima dá para ver o Mercado Modelo, o Forte São Marcelo e a Baía de Todos os Santos. 

Assista ao pôr do sol na Praça Municipal, a vista no lugar é quase um espetáculo à parte. Vale muito a pena reservar um tempo para colocar essa atividade na sua programação. Sem contar que para a foto fica incrível, né? Fotografar os raios do sol, indo embora no vidro espelhado junto com o elevador é realmente algo para se guardar. 

 

Ponta do Humaitá 

Outro lugar perfeito e que muitos casais utilizam como cenário romântico é a Ponta de Humaitá. Localizado na Península de Itapagipe, é um dos pontos de Salvador que mais adentra a Baía de Todos os Santos. E além de ser o destino no final de tarde dos namorados, é também de famílias e crianças. 

Essa é aquela vista que nunca enjoa e é o clichê que a gente mais ama. Vale muito a pena vivenciar essa experiência. Você pode escolher assistir o sol se despedir da igreja, do mosteiro, do farol ou até do píer. Mas independente de qual for o ângulo, o fato é: o espetáculo no fim de tarde é garantido. 

 

Casa de Yemanjá, Rio Vermelho

Um final de tarde que permite uma conexão forte com a religiosidade tão característica de Salvador. Ver o pôr do sol na enseada de Santana, no Rio Vermelho, é assim. Famosa pela Festa de Iemanjá, que acontece todo 02 de fevereiro, e também por seu agito noturno, tudo fica bom e alegre assim que você senta naquela mureta de frente para o mar.

A Casa de Iemanjá, ao lado esquerdo da praia, é uma excelente pedida. Está sempre aberta para que os visitantes possam apreciar o altar em homenagem ao orixá, acender uma vela e fazer uma oração. Há quem prefira desfrutar o cair do sol pisando na areia e se sentar com os pés sendo lavados pelo mar ou ainda quem se aventure a subir nas pedras para observar o dia indo embora nos reflexos bonitos que se formam em pequenas poças de água.

E para ficar melhor ainda há bares no entorno, onde você pode aproveitar e já emendar na noite com muita animação. Esse é um programa muito amado pelos turistas e soteropolitanos.