18/10

8 passeios para aproveitar o dia sem sair da Barra

Confira dicas de passeios para curtir o dia em Salvador sem precisar sair da Barra. Tem programação histórica, cultural, gastronômica, divertida e muito mais.

Não é por acaso que a Barra é um dos bairros mais famosos de Salvador. Além de ser rico em belezas naturais, possui diversas atrações com potencial para agradar a todos os gostos. Sem contar o fato da diversidade comercial local e de estar próximo dos principais pontos turísticos da capital baiana

Além de encantar por sua beleza, a Barra também tem muita história para contar. O bairro, e mais precisamente, o Porto da Barra, foi escolhido pelos portugueses como o local que daria início à cidade. Há um pouco, ou muito, de história em diversos monumentos por aqui que hoje servem como lugares de resgate da memória ou foram transformados em ambientes culturais. Mas sabe qual a melhor parte?  Dá pra conhecer tudo a pé, desde praticar algum esporte ou caminhar na orla, até aproveitar a noite soteropolitana. 

Sabe o melhor carnaval do mundo? A festa começa na Barra, ou seja, já dá para perceber que estamos situados em uma localização para lá de privilegiada, não é mesmo?

Então, para te ajudar a ter uma experiência incrível, resolvemos trazer 8 dicas do que fazer aqui na Barra. Fique ligado que o roteiro traz diversas opções para garantir a diversão da família toda. Confira:

Farol da Barra - Museu Náutico

É impossível falar na Barra e não citar o Farol. Um dos mais belos pontos turísticos da Bahia, o Farol da Barra é um dos mais famosos cartões postais da cidade e foi o segundo a ser construído em todo o continente. Será que tem história?

Ele abriga em seu interior o Museu Náutico, importante não só para a história de Salvador, como também para o contexto brasileiro. O acervo conta com objetos e instrumentos encontrados submersos de navios naufragados. É possível ver moedas, utensílios domésticos, bala de canhão e outros itens bélicos. Vale a pena visitar, aprender sobre a nossa história e registrar o momento com fotos incríveis!

Mergulho na Praia da Barra

Outro programa que não pode ficar de fora do seu roteiro é dar um mergulho na Praia do Porto da Barra. E ela não só é indicada para quem deseja tomar um refrescante banho de mar, como também para os amantes dos esportes aquáticos. 

É possível praticar canoagem e Stand Up Paddle próximo ao Farol ou nas piscinas naturais e surfar altas ondas pertinho do Morro do Cristo. Se dentro d’água a diversão é garantida, fora dela também. Andar de skate, patins ou bicicleta na Orla, ou quem sabe até fazer uma caminhada ou corrida se deliciando com a vista das nossas águas cristalinas não é nada mal, hein?. 

Espaço Pierre Verger

Se você é da turma que não abre mão de programações culturais, vai amar esta dica! Além do Forte Santo Antônio da Barra, temos também aqui no bairro o Forte Santa Maria, onde está localizado o Espaço Pierre Verger. 

Trata-se de um museu da fotografia que guarda registros fotográficos que retratam a cidade e o estado, valorizando e reconhecendo a cultura local. O espaço é uma homenagem ao renomado fotógrafo francês Pierre Verger que registrou de forma brilhante a Bahia através de suas lentes. Muitas das suas fotografias encontram-se expostas no Espaço ao lado de registros capturados por outros profissionais que nasceram ou viveram no estado. 

Espaço Carybé

O nome do local é em homenagem a Hector Julio Páride Bernabó, mais conhecido como Carybé. Inaugurado em 2016, o espaço fica localizado no Forte São Diogo e possui obras do artista plástico argentino que foi naturalizado brasileiro. É possível ver as obras de arte que misturam cimento, textos, cores, além de nove projetores que mostram essas produções nas paredes internas. 

Há ainda um dispositivo de realidade virtual que dá um toque ainda maior de interação, permitindo que os visitantes controlem os personagens criados por Carybé, sem contar a visita à casa do artista através de imagens projetadas e contempladas através da tecnologia 3D. A experiência é inesquecível!  

A irresistível culinária baiana

Não tem como falar de Salvador, sem pensar na culinária local, não é? Temos certeza que só ao iniciar a leitura desse texto, você já conseguiu imaginar diversos pratos típicos que te deixaram com água na boca. E, é claro, que na Barra não podia faltar programação gastronômica. 

Então, fique atento e já comece a anotar os nomes de alguns restaurantes que oferecem pratos preparados com muito capricho e aquele tempero que só na Bahia tem: Barravento, Restaurante Veleiro, Pereira e Egeu.

Visita à Igreja Santo Antônio da Barra

Você sabia que Salvador possui uma igreja para cada dia do ano? Na verdade, há quem diga que são 372, mais do que a quantidade de dias de um ano inteiro. E elas representam simbolicamente muito mais do que apenas a religião. 

As igrejas simbolizam também a cultura e a história do lugar. Sua construção e a arquitetura rica em detalhes encantam fiéis e amantes das artes pelas suas estruturas. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, a Igreja Santo Antônio da Barra é uma delas. Além de ser linda por dentro, ela oferece uma visão privilegiada da Baía de Todos os Santos, ou seja, a programação é duplamente maravilhosa.

Pôr do Sol

Por falar em paisagens que encantam, outro momento imperdível aqui na Barra é o pôr do sol. E o mais interessante é que mesmo ele acontecendo diariamente, cada experiência é única, principalmente se for contemplado de locais distintos, como da Praia do Porto da Barra, do Mirante do Forte São Diogo, próximo do Morro do Cristo ou até mesmo da Orla.

Independente de qual lugar você esteja, o pôr do sol, não só na Barra, como em outros locais de Salvador, é de tirar o fôlego. Então, a dica é: leve uma câmera ou celular e registre esse presente da natureza. Você não vai se arrepender!

Noite Badalada

Por fim, mas não menos importante, a noite soteropolitana é um ponto alto da nossa capital. Há diversos locais que oferecem uma boa gastronomia e ótimos drinks, além de música para as famílias e amigos curtirem o momento. 

Uma das nossas indicações é o Frederico Bar, que ganhou este nome por estar situado na rua Augusto Frederico Schmith. No cardápio, há petiscos e pratos tradicionais da comida de buteco, como pastel de camarão, aipim com carne de sol, além de pratos especiais, como bife de chorizo, ancho e prime rib. 

Para beber, além de uma diversa carta de vinhos, cerveja e licores, você pode experimentar drinks especiais como o Melancia Fizz que mistura gin, melancia, limão e soda ou ainda o Frederico que é feito com whisky, caju, limão e castanha.   

Com todas essas dicas, um fato é certo: é impossível estar na Barra e não viver bons momentos. Então, é só chamar a família ou os amigos, fazer as malas e vir para Salvador. Ah, continue nos acompanhando por aqui que sempre teremos dicas de lugares e passeios para tornar a sua viagem ainda mais divertida. Até a próxima!