25/09

Como aproveitar o misticismo do Réveillon de Salvador para ter um ano novo de boas energias

Salvador é um misto de cores, crenças e culturas. Com celebrações que misturam o sagrado e o profano, candomblé e catolicismo, o moderno e tradicional. Tudo vai bem por aqui contanto que seja para preservar a alegria e prosperidade típica dos baianos. Para as tradições de Réveillon, segue a regra da mistura de superstições e rituais para dar boa sorte no ano seguinte.

Para se preparar bem para o ano vindouro, quem passa o Réveillon em Salvador costuma pular 7 ondinhas, fazer oferendas para a Rainha do Mar, comer algumas frutas específicas e montar um cardápio especial para a ceia. Tudo isso pensando em boa sorte, prosperidade, amor e muitas energias boas.

Quer saber exatamente o que fazer para ter um feliz ano novo carregado pelas boas energias de Salvador? Continue lendo e saiba todas as simbologias baianas de boa sorte. 

Água do mar e renovação

Em alguns lugares no litoral do Brasil é normal pular 7 ondinhas e fazer pedidos para o novo ciclo, e em Salvador não é diferente. No entanto, por aqui fazemos alguns rituais a mais, como jogar flores no mar para que Yemanjá, a deusa africana que rege a água do mar, proteja os seus fiéis com saúde, prosperidade e amor durante todo o ano.

Há também quem acredite que tomar um banho nas salgadas águas do mar antes ou logo depois do Réveillon é essencial para ter um ano mais leve e com bons caminhos para realizar os seus desejos, além de renovar as energias. Outro costume bem comum envolve água, mas não o mar: tomar banho de sal grosso e folhas durante o período de ano novo, para limpar e proteger o corpo contra o mau-olhado.

Bahia de todas as cores

Quem nunca ouviu a história de que a roupa do ano novo define as energias para o próximo ano? Pois se você for passar o réveillon em Salvador saiba que por aqui essa regra também vale! Branco para atrair paz, vermelho para atrair força ou paixão, amarelo para dinheiro, azul harmonia e verde o equilíbrio! Basta escolher de acordo com o que você precisa projetar para o ano seguinte.

Superstições à mesa

Já na tradicional ceia de ano novo, é comum ver grãos como lentilhas, nozes e avelãs para atrair prosperidade e fartura. Além disso comer uvas, romãs e cerejas para atrair dinheiro também é válido para quem quer atrair dinheiro. Como pratos para o jantar, o peixe está ligado à boa sorte e fecundidade. Para os baianos mais exigentes, nada de comer carnes de animais que ciscam para trás, para evitar atrasar a vida no ano seguinte. Para um ano doce, aposte numa sobremesa com suspiros e chocolates logo após a virada.

Réveillon em Salvador

Depois das nossas dicas, você já está bem familiarizado do que fazer para atrair prosperidade no próximo ano. Passar réveillon em Salvador traz para a virada toda energia positiva da cidade, além do privilégio de passar essa comemoração tão importante bem pertinho da Baía de Todos os Santos.

Se você também gostaria de estar a beira de uma das praias mais bonitas do mundo, como a do Praia do Porto da Barra, e curtir muito o seu ano novo na capital baiana, confira o Réveillon Grande Hotel da Barra 2020. Além de uma estrutura incrível, conforto e um ambiente aconchegante, iremos oferecer uma Festa de Réveillon e Ceia especialmente para você passar a virada em grande estilo!

Confira nosso pacote com hospedagem + festa com banda e open bar + buffet! Clique aqui para saber mais e garanta a sua reserva!