15/02

Selo Safe Travel e Selo Verificado garante mais tranquilidade na hora de viajar para a capital baiana

Pensando em dar mais tranquilidade e segurança aos hóspedes por conta da Covid-19, o Grande Hotel da Barra, em Salvador, foi um dos primeiros estabelecimentos a receber o Selo Verificado e o Safe Travel. Criados pela Prefeitura Municipal de Salvador e pela World Travel and Tourism Council (WTTC), respectivamente, o reconhecimento tem o objetivo de destacar as empresas que seguem as recomendações sanitárias desde o início da pandemia, proporcionando um ambiente sanitário seguro para funcionários e clientes. O selo tem apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e mais de 200 grandes empresas do Turismo em todo o mundo.

Além destes Protocolos de Higiene e Segurança Sanitária, o Grande Hotel da Barra adotou medidas rigorosas de sanitização, que podem ser conferidas na íntegra no site, para que os hóspedes e colaboradores desfrutem de um ambiente seguro e saudável.  

Para obter a certificação, os estabelecimentos têm de passar por uma auditoria feita pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Só após comprovada a adoção dos protocolos, os estabelecimentos recebem o selo, cuja validade é de um ano. 

Para posicionar a capital baiana como um dos principais destinos do Brasil e do mundo mesmo com a pandemia, utilizando tendências atuais como turismo inteligente e marketing digital, a Prefeitura desenvolveu o Plano Estratégico de Marketing Turístico de Salvador.

 

Estratégia da Prefeitura para o Turismo Baiano

O plano possui três eixos estratégicos: Marketing Turístico Responsável, Destino Turístico Inteligente e Recomendações para o novo normal, provocado pela Covid-19. 

O primeiro engloba doze atividades, dentre ações de Marketing de Guerrilha para promoção do destino; campanha Nova Salvador de apresentação da cidade para operadores turísticos, turistas e público em geral; criação de assistente de voz virtual multi-idiomas; produção de conteúdos com realidade virtual; e organização de comitê digital com influenciadores locais.

Já o eixo Destino Turístico Inteligente pretende promover diferenciação e destaque para o destino; Salvador e trade turístico mais preparados para o futuro; upgrade no sistema de inteligência do poder público; e melhoria na satisfação da experiência turística. As atividades envolvem Plataforma de Inteligência Turística integrada ao Observatório de Turismo; marketplace no site do Visit Salvador; equipamentos turísticos inteligentes; e o programa-piloto Praias Inteligentes, com soluções tecnológicas que incrementem a experiência turística através de produtos e serviços ancorados na sustentabilidade, acessibilidade e segurança.

Por fim, no eixo Recomendações para o novo normal, as atividades são a elaboração de sistema de mensuração de resultados das ações promocionais; estudo de remodelagem dos equipamentos nas praias; estímulo às empresas de receptivo a desenvolverem produtos voltados para o turismo de experiências; estímulo às instituições credenciadas para ministrar cursos de guias de turismo. Além disso, traz estabelecimento de parcerias com atores relevantes; fomento de roteiros de estudos do meio; e, em sistema de rodízio, propiciar a interdição temporária de vias públicas para atividades recreativas comunitárias.

Depois de todas essas medidas é possível viajar em segurança. Mas é importante lembrar, a pandemia ainda não acabou, por isso, faça a sua parte. Lave sempre as mãos com água e sabão, use álcool gel 70%, e não se esqueça de usar máscara sempre que estiver fora de casa. Boa viagem!