21/01

Verão em Salvador: o que fazer depois de um dia de praia?

O verão em Salvador é mais que uma estação, mas propriamente, uma manifestação cultural, e um costume de vivenciar o calor, as praias, as festas, a comida, os esportes, e tudo de uma forma viva, alegre e cheia de sabor. E ao contrário da impressão que se tem de quem vem para a cidade soteropolitana, existem muito mais coisas a se fazer em Salvador além de frequentar as praias.

E nós podemos provar isso! Se você programou suas férias para cá e está se perguntando o que fazer em Salvador, queremos te dar algumas dicas de como aproveitar todo potencial turístico da cidade e conhecer um pouco de tudo que há de melhor na capital baiana, desde sua história, cultura, sua riquíssima culinária, e muito mais.

Quer descobrir um pouco da cidade fora do circuito de praias famosas da região? Acompanhe este artigo e confira!

Conheça o Elevador Lacerda, símbolo da Cidade!

Após sua praia ou passeio pela manhã, uma ótima opção é visitar todas as atrações culturais do centro histórico (são muitas, de verdade). Comece pelo Elevador Lacerda, símbolo da cidade de dois andares e um dos mais conhecidos cartões postais da Bahia. Apesar de secular, é um conjunto moderno, que recebeu várias reformas ao longo dos anos.

Foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873, dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Liga a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta, à Praça Cayru, no bairro do Comércio, onde fica o Mercado Modelo.

Visite o Mercado Modelo e conheça um dos pontos mais tradicionais soteropolitanos!

O Mercado Modelo foi construído originalmente para ser uma alfândega e até hoje mantém sua estrutura original da arquitetura neoclássica. existe uma variedade gigantesca de artesanato, pequenas lojas de roupas, e de itens para o vestuário e para a casa ligados à cultura baiana. É também tradicional encontrar rodas de capoeira Regional e Angola no Mercado Modelo.

Conheça também o museu Casa do Carnaval no centro de Salvador!

A “Casa do Carnaval” é um museu dedicado a contar a história e evolução do carnaval baiano. O mesmo possui quatro pavimentos diferentes onde é possível saber mais sobre a música do carnaval, os blocos, a folia, os circuitos antigos e novos, e como tudo isso evoluiu durante as décadas até se transformar na maior festa de rua e cultura popular do mundo!

O museu está aberto de terça a domingo das 10h às 16h. Entrada até 15h30. Uso obrigatório de máscara.

Ao curtir o verão em Salvador você precisa visitar o Farol da Barra!

Possivelmente o Farol da Barra é uma das atrações mais icônicas da cidade, e um ponto turístico conhecido no mundo inteiro. Ainda com sua estrutura original, este farol “primitivo” foi o segundo existente em todo o continente americano. É possível na sombra do Farol apreciar o pôr do sol, e também desfrutar de manifestações artísticas de rua.

Conheça o Parque dos Dinossauros na lagoa dos frades em Salvador

O lago dos Frades no Stiep (bairro local) pode proporcionar a você e sua família uma atração inusitada em Salvador: esculturas de dinossauros em tamanho real. 

Existem várias espécies representadas nas grandes esculturas, Velociraptors, Pteranodontes, e até mesmo duas réplicas do Tiranossauro Rex, com cinco metros de altura e nove metros de comprimento. Vale a pena conferir!

Visite os restaurantes e bares de Salvador e conheça a gastronomia local

Não poderíamos deixar de incluir em nossa lista este grande atrativo que é a comida da capital soteropolitana. Alguns bares, botecos e restaurantes são perfeitos para curtir o pós praia bem pertinho da Barra, e sugerimos que você e sua família conheçam o “Boteco do Caranguejo”, o “Pereira Mirante Bistrô” localizado no Forte São Diogo, e também o Barravento, um dos restaurantes mais tradicionais da nossa cidade.

E então, está pronto para desbravar o verão de Salvador? Se você gostou das dicas e está ansioso por passar por cada um dos pontos turísticos que apresentamos, aproveite para garantir a sua estadia em uma das regiões mais valorizadas da cidade e começar o seu tour.